Dicionário Virtual de Biologia
Visite o site do ifrn

Células tronco

Sin.: Células totipotentes


São células capazes de autorrenovação e diferenciação em qualquer outra categoria de células. As podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização.

www.biowiki.com.br_img_biotecnologia_biotecnologia_celulastronco1.jpg

Podem se dividir nos seguintes tipos:

- Células Tronco Embrionárias: são células que possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. Elas são encontradas no embrião, apenas quando este se encontra no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação).

www.biowiki.com.br_img_biotecnologia_biotecnologia_celulastronco2.jpg

- Células tronco adultas (sin.: Células multipotentes): São células presentes na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, podem se dividir para gerar uma célula nova ou outra diferenciada apresentando versatilidade na formação de outras células.

www.biowiki.com.br_img_biotecnologia_biotecnologia_celulastronco3.jpg

- Células Tronco Induzidas (sin.: Células tronco de pluripotência induzida): São células reprogramadas para transformar-se, mesmo que teoricamente, qualquer tecido do corpo. O processo de reprogramação se dá através da inserção de um vírus contendo 4 genes, sendo que estes genes se inserem no DNA da célula adulta, como, por exemplo, uma da pele, e reprogramam o código genético, logo após esse estágio as células voltam ao estágio de uma célula-tronco embrionária e possuem características de autorrenovação e capacidade de se diferenciarem em qualquer tecido.

www.biowiki.com.br_img_biotecnologia_biotecnologia_celulastronco4.jpg
Imagens retiradas de: http://celulastroncors.org.br/celulas-tronco-2/