Dicionário Virtual de Biologia
Visite o site do ifrn

Colesterol

sin.: Bom colesterol; mau colesterol.

Do grego cholen, ‘bile’ e stereos, ‘sólido’.


Substância do grupo dos esteroides que é a mais abundante nos tecidos vegetais, pois está presente na membrana plasmática das células eucarióticas e no plasma sanguíneo. Além disso, o colesterol dá origem a vários outros esteroides, como os hormônios sexuais.

  • LDLlow density lipoprotein – proteína de baixa densidade: é o popular “mau colesterol” pois, quando em excesso, deposita-se na parede das artérias podendo causar aterosclerose;
  • HDLhigh density lipoprotein – proteína de alta densidade: é o popular “bom colesterol”, por retirar o excesso de LDL que se deposita nas artérias e transportá-lo ao fígado, transformando-o em bile.
  • VLDL - Very low-density lipoprotein - Proteína de baixíssima intensidade, responsável por transportar moléculas de triglicerídeos. É um tipo de colesterol considerado mau, pois seu excesso leva à formação de aterosclerose.
  • IDL - Intermediatelow-density lipoprotein - Tipo de colesterol semelhante ao LDL, por esta razão, não é dosado individualmente, sendo sua medição geralmente feit em conjunto com o LDL.


Imagem retirada de: http://corticoides.wordpress.com/2012/05/27/hormonios-esteroides-e-o-colesterol-qual-a-relacao/